Ezequiel 7

A Chegada do Fim

1 Veio a mim esta palavra do SENHOR:
2 “Filho do homem, assim diz o Soberano, o SENHOR, à nação de Israel:“Chegou o fim! O fim chegouaos quatro cantos da terra de Israel.
3 O fim está agora sobre você,e sobre você eu vou desencadear a minha ira.Eu a julgarei de acordo com a sua condutae a retribuirei por todas as suas práticas repugnantes.
4 Não olharei com piedadepara você nem a pouparei;com certeza eu a retribuirei por sua condutae suas práticas em seu meio.Então você saberá que eu sou o SENHOR.
5 “Assim diz o Soberano, o SENHOR:“Eis a desgraça!Uma desgraça jamais imaginada vem aí.
6 Chegou o fim!Chegou o fim!Ele se insurgiu contra você.O fim chegou!
7 A condenação chegou sobrevocê que habita no país.Chegou a hora, o dia está próximo;há pânico, e não alegria, sobre os montes.
8 Estou prestes a derramar a minha ira sobre vocêe esgotar a minha indignação contra você;eu a julgarei de acordo com a sua condutae a retribuirei por todas as suas práticas repugnantes.
9 Não olharei com piedade para você nem a pouparei;eu a retribuirei de acordo com todas as práticas repugnantesque há no seu meio.Então você saberá que é o SENHOR que desfere o golpe.
10 “Eis o dia!Já chegou!A condenação irrompeu,a vara brotou,a arrogância floresceu!
11 A violência tomou a forma de umaavara para castigar a maldade;ninguém do povo será deixado,ninguém daquela multidão,como também nenhuma riqueza,nada que tenha algum valor.
12 Chegou a hora,o dia chegou.Que o comprador não se regozijenem o vendedor se entristeça,pois a ira está sobre toda a multidão.
13 Nenhum vendedor viverá o suficiente para recuperara terra que vendeu,mesmo que viva muito tempo,pois a visão acerca de toda a multidão não voltará atrás.Por causa de sua iniquidade, nenhuma vida humana será preservada.
14 “Embora toquem a trombetae deixem tudo pronto,ninguém irá a combate,pois a minha ira está sobre toda a multidão.
15 “Fora está a espada,dentro estão a peste e a fome;quem estiver no campomorrerá pela espada,e quem estiver na cidadeserá devorado pela fome e pela peste.
16 Todos os que se livrarem e escaparemestarão nos montes,gemendo como pombas nos vales,cada um por causa de sua própria iniquidade.
17 Toda mão ficará pendendo, frouxa,e todo joelho ficará como água, de tão fraco.
18 Eles se cobrirão de vestes de lutoe se vestirão de pavor.Terão o rosto coberto de vergonha,e sua cabeça será rapada.
19 “Atirarão sua prata nas ruas,e seu ouro será tratado como coisa impura.Sua prata e seu ouroserão incapazes de livrá-losno dia da ira doe não poderão saciar sua fomee encher os seus estômagos;servirão apenas para fazê-los tropeçar na iniquidade.
20 Eles tinham orgulho de suas lindas joiase as usavam para fazer os seus ídolos repugnantese as suas imagens detestáveis.Por isso tornarei essas coisas em algo impuro para eles.
21 Entregarei tudo isso como despojo nas mãos de estrangeirose como saque nas mãos dos ímpios da terra,e eles o contaminarão.
22 Desviarei deles o meu rosto,e eles profanarão o lugar que tanto amo;este será invadido por ladrõesque o profanarão.
23 “Preparem correntes,porque a terra está cheia de sangue derramadoe a cidade está cheia de violência.
24 Trarei os piores elementos das naçõespara se apossarem das casas deles;darei fim ao orgulho dos poderosos,e os santuários deles serão profanados.
25 Quando chegar o pavor,eles buscarão paz, mas não a encontrarão.
26 Virá uma desgraça após a outra,e um alarme após o outro.Tentarão conseguir uma visão da parte do profeta,e o ensino da Lei pelo sacerdote se perderá,como também o conselho das autoridades.
27 O rei pranteará,o príncipe se vestirá de desespero,e as mãos do povo da terra tremerão.Lidarei com eles de acordo com a sua condutae por seus próprios padrões eu os julgarei.Então saberão que eu sou o SENHOR”.