1
Quando a festa acabou, os israelitas saĂram pelas cidades de Judá e despedaçaram as pedras sagradas e derrubaram os postes sagrados. Eles destruĂram os altares idĂłlatras em todo o Judá e Benjamim, e em Efraim e ManassĂ©s. Depois de destruĂrem tudo, voltaram para as suas cidades, cada um para a sua propriedade.
O Serviço do Templo é Reorganizado
2 Ezequias designou os sacerdotes e os levitas por turnos, cada um de acordo com os seus deveres, para apresentarem holocaustos e sacrifĂcios de comunhĂŁo, ministrarem, darem graças e cantarem louvores junto Ă s portas da habitação do SENHOR.
3
O rei contribuĂa com seus bens pessoais para os holocaustos da manhĂŁ e da tarde e para os holocaustos dos sábados, das luas novas e das festas fixas, conforme o que está escrito na Lei do SENHOR.
4
Ele ordenou ao povo de Jerusalém que desse aos sacerdotes e aos levitas a porção que lhes era devida a fim de que pudessem dedicar-se à Lei do SENHOR.
5
Assim que se divulgou essa ordem, os israelitas deram com generosidade o melhor do trigo, do vinho, do Ăłleo, do mel e de tudo o que os campos produziam. Trouxeram o dĂzimo de tudo. Era uma grande quantidade.
6
Os habitantes de Israel e de Judá que viviam nas cidades de Judá tambĂ©m trouxeram o dĂzimo de todos os seus rebanhos e das coisas sagradas dedicadas ao SENHOR, o seu Deus, ajuntando-os em muitas pilhas.
7
Começaram a fazer isso no terceiro mês e terminaram no sétimo.
8
Quando Ezequias e os seus oficiais chegaram e viram as pilhas de ofertas, louvaram o SENHOR e abençoaram Israel, o seu povo.
9
Ezequias perguntou aos sacerdotes e aos levitas sobre essas ofertas;
10
o sumo sacerdote Azarias, da famĂlia de Zadoque, respondeu: “Desde que o povo começou a trazer suas contribuições ao templo do SENHOR, temos tido o suficiente para comer e ainda tem sobrado muito, pois o SENHOR tem abençoado o seu povo, e esta Ă© a grande quantidade que sobra”.
11
Ezequias ordenou que preparassem despensas no templo do SENHOR, e assim foi feito.
12
EntĂŁo recolheram fielmente as contribuições, os dĂzimos e os presentes dedicados. O levita Conanias foi encarregado desses deveres, e seu irmĂŁo Simei era o seu auxiliar.
13
Jeiel, Azazias, Naate, Asael, Jeremote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate e Benaia eram supervisores, subordinados a Conanias e ao seu irmão Simei, por nomeação do rei Ezequias e de Azarias, o oficial encarregado do templo de Deus.
14
CorĂ©, filho do levita Imna, guarda da porta leste, foi encarregado das ofertas voluntárias feitas a Deus, distribuindo as contribuições dedicadas ao SENHOR e as ofertas santĂssimas.
15
Sob o comando dele estavam Éden, Miniamim, Jesua, SemaĂas, Amarias e Secanias, que, nas cidades dos sacerdotes, com toda a fidelidade distribuĂam ofertas aos seus colegas sacerdotes de acordo com seus turnos, tanto aos idosos quanto aos jovens.
16
Eles as distribuĂam aos homens e aos meninos de trĂŞs anos para cima, cujos nomes estavam nos registros genealĂłgicos, e tambĂ©m a todos os que entravam no templo do SENHOR para realizar suas várias tarefas diárias, de acordo com suas responsabilidades e seus turnos.
17
Os registros genealĂłgicos dos sacerdotes eram feitos segundo suas famĂlias; o dos levitas com mais de vinte anos, de acordo com suas responsabilidades e seus turnos.
18
O registro incluĂa todos os filhos pequenos, as mulheres e os filhos e as filhas de todo o grupo, pois os sacerdotes e os levitas haviam sido fiĂ©is em se consagrarem.
19
Entre os sacerdotes, descendentes de ArĂŁo, que viviam nas terras de pastagem ao redor de suas cidades, foram nomeados alguns deles, de cidade em cidade, para distribuĂrem as ofertas a todos os sacerdotes e a todos os que estavam registrados nas genealogias dos levitas.
20
Foi isso que Ezequias fez em todo o reino de Judá. Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do SENHOR, do seu Deus.
21
Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou.